É com imenso prazer que recebemos em Campos do Jordão, no estado de São Paulo, 1500 fonoaudiólogos para participarem do 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Neste ano, temos representantes de todos os estados brasileiros, o que nos traz uma responsabilidade maior ainda para a elaboração de um congresso científico que atenda às expectativas e necessidades de cada profissional e estudante do nosso país.
Organizar o maior congresso da área no Brasil é um orgulho imenso para a SBFa. Mas, ao mesmo tempo, é também um enorme desafio. Para manter a qualidade e atualizar a cada ano as atividades desenvolvidas durante o congresso, toda a diretoria trabalha ao longo do ano buscando novas propostas, novos pesquisadores e profissionais renomados para formarem a programação científica desses quatro dias de atividades.
O tema escolhido para o congresso de 2008 foi “Fonoaudiologia e Cidadania”. A grade científica reflete a preocupação com o papel da Fonoaudiologia enquanto formadora de uma atitude cidadã, trazendo atividades que levam esse nome para a discussão aprofundada sobre o que a Fonoaudiologia tem feito e pode ainda fazer para a melhora da qualidade de vida. Ao longo dos próximos quatro dias, vocês terão a oportunidade de ver as ações desenvolvidas pelos departamentos científicos da SBFa, que trouxeram a Fonoaudiologia mais próxima de profissionais da saúde e educação da cidade de Campos do Jordão.
Durante o Pré-Congresso, no dia 24 de setembro, serão ministradas seis oficinas técnicas, com duração de três horas cada uma, sob a responsabilidade de profissionais renomados. Os temas foram escolhidos a partir da demanda de profissionais já inseridos no mercado de trabalho, com o objetivo de buscar o aprofundamento técnico científico nas atividades desenvolvidas
No mesmo dia, no período da tarde, durante as Reuniões de Departamento, cada departamento científico e seus respectivos comitês terão um período de três horas reservado para apresentação de suas atividades, discussões e comemorações. Sua participação é de extrema importância, pois os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano dependem das opiniões e empenho de todos os associados da SBFa.
A Comissão Permanente de Ensino da SBFa abordará em suas atividades o ensino e aprendizagem em Fonoaudiologia. Todas as atividades ocorrerão ao longo dos quatro dias do congresso, permitindo que mais profissionais possam participar da discussão das questões voltadas para a formação do fonoaudiólogo. Todas as atividades estão identificadas como “Comissão de Ensino”.
A programação científica é composta de 43 Mesas Redondas distribuídas proporcionalmente, elaboradas pelos departamentos de “Audição e Equilíbrio”, “Linguagem”, “Motricidade e Funções Orofaciais”, “Saúde Coletiva” e “Voz”. Neste ano, trouxemos de volta a proposta de discussão de casos clínicos e cada departamento destinou pelo menos duas de suas mesas redondas para essa atividade.
A diretoria da SBFa organizou 16 Simpósios Interdisciplinares, com o objetivo de integrar diversas áreas de atuação em Fonoaudiologia bem como outras áreas relacionadas. Três deles serão simpósios especiais, um em cada dia do evento, enfocando o tema geral do congresso “Fonoaudiologia e Cidadania”.
Com o objetivo de aproximar palestrantes e congressistas e permitir debates mais integrados, organizamos duas novas atividades, com duração de uma hora. Numa delas, chamada “Conversa com o palestrante”, o profissional estará disponível para conversar com os congressistas e responder perguntas pertinentes à sua atuação e formação profissional. Na outra, chamada “Aprendendo com o meu erro”, uma dupla de profissionais discutirá o aprendizado a partir da prática clínica, desconstruindo a noção do profissional fonoaudiólogo infalível.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia, como em todos os anos, está presente em nosso congresso e este ano suas atividades estão descritas na grade científica.
Foram aprovados ao todo 1440 trabalhos para apresentação durante o congresso brasileiro de Fonoaudiologia. Os 320 trabalhos aprovados para apresentação oral foram divididos em 45 sessões de temas livres e agrupados por áreas temáticas. Os 1120 trabalhos aprovados em forma de pôster serão apresentados durante os três dias do evento, divididos em cinco sessões de pôsteres, sendo que 156 deles estão concorrendo ao prêmio “Excelência em Fonoaudiologia 2008”. O congressista poderá ter contato com os autores e discutir com os pesquisadores o que de melhor tem sido produzido em todo o país. Os vencedores do prêmio serão divulgados durante a sessão de encerramento do congresso, que ocorrerá no dia 27 de setembro, no Auditório Claudio Santoro.
Desejamos a todos um excelente congresso!


Ana Luiza Navas e Beatriz Mendes
Diretoria Científica - SBFa